Voltar para 1974 a 1979

1979 – Washes Whiter Than

COMPRE AQUI A EDIÇÃO REMASTERIZADA EM CD  – PRÉ-VENDA

Álbum Sinopse

Washes Whiter Than é um ótimo álbum! O som é mais suave do que os dois álbuns anteriores, mas é muito mais polido. Com Greg X. Volz liderando muitas das canções, os vocais são muito mais atraentes. Há duas canções neste álbum que muitas pessoas nunca ouviram falar, porque elas não estão disponíveis no CD. StarSong lançou Never Say Die/Whashes Whiter Than juntos em um CD, e as canções “(Couldn’t Find Love) Without You “e” Magic Words”foram cortadas para economizar espaço.Estas faixas estão disponíveis apenas nos cassetes e discos de vinil, então ambas as músicas disponíveis aqui, para que todos os fãs possam apreciá-las agora.

Esse foi o 3º álbum de estúdio da banda e o 1º a ser lançado pela gravadora Starsong e também foi o primeiro álbum completo com com Greg X.Volz como vocalista e membro oficial da banda,  Washes Whiter Than, foi lançado em 1979 e a partir daí, veio um dos períodos mais prolíficos da lendária banda.

Petra experimentou a primeira de inúmeras mudanças dentro da banda. Hough saiu para formar sua própria banda e Degroff seguiu em conjunto
A banda havia passado por algumas mudanças da formação original, particularmente esse álbum soa meio pop-rock e como no álbum anterior contou com músicos adicionais para gravar o álbum.
Washes Whiter Than do Petra e nos apresentou a Greg X. Volz.
Também nos apresentou a Rob Frazier. Rob e Greg fizeram os vocais principais para o álbum e até cantaram em “I’m Thankful” e “Yahweh Love”. A banda teve a intenção de criar um álbum suave para o rádio, já que seus dois álbuns anteriores eram muito pesados / pesados para as rádios cristãs dos anos 70, que eram suaves. Felizmente, canções como “Morning Star” e “Magic Words” ainda arrasam, e musicalmente é uma obra-prima e mantém seu devido lugar entre outros álbuns. A arte do álbum também era muito legal, originalmente criada para se parecer com uma caixa de sabão, graças a George Werth. Embora não houvesse nenhuma música chamada Washes Whiter Than, nós claramente sabíamos, depois de ouvi-la, que Jesus lavou nossos pecados.

Originalmente lançado em 1979, Washes Whiter Than nunca foi lançado em CD com todas as 10 canções, até agora. Eu sei que é difícil de acreditar, mas só foi lançado como um álbum duplo ao lado de Never Say Die em 1988, deixando de fora 2 canções (# 7 “Couldn’t Find Love Without You” e # 9 “Magic Words”). Finalmente, 42 anos depois , podemos comemorar este álbum completo em CD pela primeira vez. Agora a GIRDERMUSIC relançou o álbum, completamente remasterizado a partir de fontes originais e contendo todas as 10 músicas na ordem em que foi originalmente lançado em fita cassete e vinil. Completo com cartão comercial LTD, com livreto de 8 páginas contendo letras, fotos e créditos originais em uma caixa de joias. A propósito, o álbum duplo original de 1988 tinha todas as 10 canções listadas na face do disco, mas não no verso do CD (cartão da bandeja) e não estavam realmente no CD. O cartão da bandeja também incorretamente tinha Never Say Die listado primeiro e Washes Whiter Than segundo.
O relançamento da Girdermusic inclui:

• O álbum completo pela primeira vez está em CD !!!
• Remasterizado a partir de fontes originais
• Livreto de 8 páginas, CD de caixa de joia
• Inclui cartões de colecionador LTD
• 2021 Girder Records, GR1112
• Lançado originalmente em 1979
• Edição Legends of Rock ™

Petra:
Bob Hartman : Guitarras e backing vocal
Greg X. Volz: Vocal (faixas: 1, 4, 6, 8)
Robert Frazier: Guitarra, teclados e backing vocal (faixas: 1, 2, 3, 5, 6, 7, 9, 10)

Músicos adicionais:
George Atwell (teclados), Gerald “Jit” Byron & Joel Balin (guitarras), Chip Meyers (baixo), Randy Nichols (Bateria e percussão)

Bob Hartman mudou-se para Nashville e conheceu Rob Frazier e eles se uniram. Depois de fazer alguns shows e começar no Washes Whiter Than, o baterista saiu. O empresário deles na época me chamou para tocar bateria. Toquei bateria e cantei metade dos vocais principais por três meses. Tudo começou quando eles me ligaram no show de quinta-feira à noite, sem absolutamente nenhum ensaio.

Greg X. Volz (vocalista do Petra)

Cerca de seis meses antes de Washes Whiter Than, eu estava em Nashville e estava trabalhando em vários programas de rádio. Consegui fazer fila e entrevistar Bob. Sentamos e conversamos sobre o próximo álbum. Bob falou sobre a nova direção da banda e algumas coisas realmente emocionantes. Claro, quando o álbum foi lançado, a nova direção era muito aparente. Eles haviam alcançado seu próximo nível de maturidade. “Why should The Father Bother?” foi um grande sucesso de rádio. “Yahweh Love” foi um sucesso underground em todo o país.

Brad Burkhart (presidente, promoções de mídia cristã)

Lembro-me de seu empresário na época me mostrando a jaqueta e me dizendo que eles iriam fazer uma capa inesquecível para que as pessoas não se esquecessem de quem era Petra. Eu acho que eles conseguiram isso. “Why Should The Father Bother” foi um bom exemplo de como Bob Hartman escreveu a rima interna. Mesmo naquela época, você podia ver o talento de escrita de Bob em desenvolvimento. Esse foi o primeiro alcance de seu grande talento.

Wes Yoder (presidente, agência de artistas Ambassador)
O que eu lembro é a capa criativa e um remarketing total da banda. Este foi o início dos anos Star Song.
John Styll (editor / CCM Magazine)

| Gravadora: Starsong |