Ronny Cates

Ronny Cates nasceu em 25 de Setembro de 1965 em Shreveport, Louisiana.

Ronny Cates (na época, com o Petra)

Tendo iniciado suas habilidades musicais ainda no colégio, Cates esteve envolvido com a banda de jazz da sua escola. Após ter se graduado em 1983 ele começou a tocar em vários lugares.

Em 1988, Ronny Cates se juntou ao Petra e gravou vários álbuns. Neste período com a banda, eles ganharam três Grammy´s   (1990, 1991 e 1993) e nove Dove Awards. Como baixista da banda, ele gostava muito de compor para a banda. Entre suas realizações pessoais enquanto esteve na banda, ele foi escolhido por cinco anos consecutivos em uma votação na revista cristã CCM Magazine como o Baixista Preferido.

Ronny deixou a banda em 1996 para se dedicar à carreira de produção e gravação.  Poucos anos mais tarde, ele foi homenageado por ter sido inserido no Gospel Music Hall of  Fame.

Em 1997, Ronny começou a trabalhar com engenharia de produção em tempo integral, na Mirror Image  Studios, em Gainesville, Flórida, onde esteve em um ótimo ambiente para realizar projetos com artistas nacionais já estabelecidos, e onde pode utilizar grandemente seu talento. Durante os anos em que esteve lá, ele foi entrevistado e citado revista Electronic Musician em um artigo intitulado Taming The Wild Piano, onde contou sobre seus conceitos e técnicas sobre gravação de piano.

Ronny Cates

Ele também teve a honra de servir no Board of Governors do Florida Chapter of The Recording Academy, a organização mais conhecida pelo  Grammy Awards. O destaque é que foi votado para ser o First Vice President of  The Florida Chapter para dois mandatos no cargo. Além disso, ele também foi homenageado por estar envolvido com  a Stop Children´s Cancer  e a The Children´s Wish Foundation.

Ronny Cates é endorser de  Tobias Basses, Hamer Basses, Kubicki Basses, Peavey, Trace Elliot Amplification, Ernie Ball Strings, Epiphone Guitars e Music Man Basses.

Em Junho de 2010, Ronny Cates nos concedeu uma entrevista, que você pode conferir aqui.

Atualmente ele trabalha como Diretor Técnico no Ministério de Música de sua igreja, a Broadmor Baptist Church, em Shreveport, Louisiana.