Paul Simmons

Paul (Paulie) Simmons começou a tocar bateria muito cedo, com seus irmãos Mike (guitarra) e Jamie (baixo) e várias bandas covers.

Paul Simmons

Nos anos 1980, tocou com a Black Oak Arkansas. Ele era muito conhecido por  ter sido baterista da Th´Legendary Shack Shakers, de 2003 a 2005. Também foi neste mesmo período,  que se juntou ao Petra, onde permaneceu até 2007.

Em 12 de junho de 2004, ele se juntou aos três membros originais do Petra em um conjunto em que realizaram uma jam session com  canções da banda da década de 1970.

Paul Simmons

Em 2005, participou da gravação do último álbum ao vivo da banda, Petra Farewell. Em um momento do show, Bob Hartman quebrou uma corda e Simmons fez um solo de bateria de improviso. Infelizmente, por ser algo espontâneo, a equipe de filmagem não conseguiu uma boa tomada dele, e por esse motivo isto ficou de fora do álbum e do DVD.

Em Abril de 2012, foi anunciado no website do cantor de rock progressivo Neal Morse que Simmons seria o novo baterista tour de Morse. Porém, poucas semanas depois, Neal anunciou que Paul havia cancelado sua participação devido a alguns problemas familiares.

Atualmente ele está se apresentando com as bandas de Tom Keifer e Raelyn Nelson.