Ronny Cates (Jun/2010)

Ronny Cates 90s Ronny Cates é o baixista mais lembrado pelos fãs, por ter participado da época mais próspera do Petra, também chamada carinhosamente pelos fãs de Dream Team” (incluindo o estrondoso sucesso do álbum Beyond Belief).
Após uma longa procura, foi muito bom encontrá-lo na internet, e também termos começado uma amizade. Ronny é, acima e tudo, uma pessoa muito simples, completamente acessível e simpático. Ele nos concedeu esta entrevista exclusiva em em 27 de junho de 2010. Confira:

Petra Tribute: Olá Ronny! Primeiramente, gostaria de te agradecer por ter nos dado o privilégio de falar contigo depois desse longo tempo, desde que você deixou o Petra. Acho que esta é a primeira vez em que você fala para os fãs brasileiros desde aquela época, não é mesmo?  Você é muito amado por todos os fãs aqui, você sabia? Gostaria de dizer algo antes de continuarmos?


Ronny Cates: Sim, gostaria! Quero dizer obrigado por ter separado um tempo para me enviar estas perguntas. Obrigado pelo seu apoio (e também de todos fãs) e de suas orações, e também por sempre lembrarem-se de mim!


Petra Tribute:
O que você tem feito desde a sua saída do Petra?


Ronny Cates: Bem, por muitos anos estive envolvido em negócios que envolviam gravação e estúdios de gravação. Eu também produzi uma série de projetos musicais de diferentes artistas. Estou contente em dizer que eu estou vivendo agora na minha cidade natal, na Louisiana, e sou um obreiro da minha igreja local.


Petra Tribute:
Nos anos 80, antes de você entrar para a banda, o que você fazia?

Ronny Cates: Antes de entrar para o Petra, eu trabalhava como técnico de guitarra para um artista de música country. Toquei música em uma banda cristã, e, às vezes, também entregava pizza!

Petra Tribute: Enquanto esteve no Petra, como você fazia para administrar seu tempo entre sua família, sua vida pessoal e a banda? Sua família sempre esteve nos shows?

Ronny Cates: Nossas famílias raramente viajaram com a gente, exceto em algumas ocasiões. No entanto, não permanecíamos na estrada por longos períodos. Além disso, nós estruturávamos nossas turnês para que pudéssemos passar mais tempo com nossas famílias e para estar em casa por períodos mais longos de tempo.  Por exemplo: do final do inverno ao início da primavera, nós aproveitávamos muito mais tempo em casa; já durante o ano, nossas viagens, em sua maioria, duravam menos de duas semanas.

 

Petra Tribute: Atualmente, você pensa em voltar aos palcos?

Ronny Cates: Não tenho pensando muito sobre isso. Tenho muitas lembranças maravilhosas do meu tempo com o Petra e, como nós viajávamos muito, eu também podia ouvir um monte de boas músicas de diferentes artistas cristãos, o que certamente me deixava ainda mais contente.  Mas, como disse, no momento estou feliz porque sou obreiro de minha igreja local, e estou muito feliz com isso!

Ronny Cates - Hoje
Petra Tribute:
Quais foram suas inspirações para a sua carreira musical?


Ronny Cates: Eu fui inspirado por meus amigos mais próximos com os quais cresci. Deus deu-me alguns dos mais incríveis amigos cristãos para tocar comigo enquanto eu estava no colégio. Olhando para trás agora, eu posso ver que esses caras foram minhas maiores inspirações musicais. Deus me ensinou muito através deles, até porque eles também foram algumas de minhas grandes inspirações espirituais.



Petra Tribute:
Quando esteve no Brasil, quais foram suas impressões sobre nosso país?

Ronny Cates: Eu amava viajar ao Brasil. Claro, me lembro do grande amor do povo pelo futebol!  Fomos tratados tão amorosamente pelos cristãos daí! Posso dizer que gostava de saber que muitas pessoas oravam pelos concertos que apresentávamos.  Eu sentia sempre a real alegria vinda de Cristo nos fãs brasileiros.


Petra Tribute: Olhando para a igreja atual, qual a sua opinião sobre o uso de ferramentas tecnológicas pela juventude cristã, como por exemplo as que vemos  na internet  hoje (You Tube, e as redes sociais como o Facebook, Twitter, entre outras)? Você acredita que os jovens cristãos as tem usado no serviço de Deus como uma oportunidade para compartilhar o amor de Deus?

Ronny Cates: Este é um momento em que se pode usar a tecnologia para rapidamente alcançar um público em escala global! Alguém pode gravar um clip de vídeo apenas com um telefone celular, computador ou câmera de vídeo  e, então, editá-lo e enviá-lo para o You Tube, em questão de minutos! Nós temos certamente a capacidade de utilizar essas ferramentas para o serviço do Senhor. Espero que todos nós continuemos a ver as pessoas se utilizando destes recursos e de outras maneiras criativas de compartilhar as verdades simples sobre o Filho de Deus, Jesus Cristo!


Petra Tribute: Voltando a falar do Petra: qual foi o seu melhor momento com a banda? E qual o momento mais curioso?


Ronny Cates: Esta é uma pergunta muito difícil, porque foram vários grandes momentos. Para mim, os melhores que passamos foram quando compartilhávamos o evangelho de Jesus Cristo através do mundo.  Foi uma benção compartilhar sobre Jesus através de nossas músicas e testemunhos.


A situação mais curiosa? Foi quando tirávamos fotos para a capa de Petra Praise. Todos nós estivemos no topo daquela grande rocha por muitas horas, e ela ficava a centenas de metros do chão. A única maneira de chegar e sair de lá era por helicóptero.


Petra Tribute:
Qual a importância que os prêmios Grammy e Dove Awards têm para você?

Ronny Cates: Eu sempre me senti como os estes prêmios fossem também de nossos parceiros na música. Eu penso neles como se essa fosse a maneira pela qual a indústria da música nos dizia: “Obrigado por seu trabalho”!



Petra Tribute: E o que Beyond Belief significa para você?

Ronny Cates: Beyond Belief foi um momento muito especial na minha vida. Foi uma época maravilhosa para quem, como eu, era membro do Petra. Todas as canções do álbum falavam sobre o crescimento de seu relacionamento com Jesus Cristo. Foi provavelmente a minha época favorita do meu tempo na banda.


Petra Tribute: Atualmente, que tipo de música você costuma ouvir? Quais são seus artistas favoritos?


Ronny Cates: Eu realmente gosto de ouvir músicas de louvor e adoração de todos os tipos. Eu curto muito Leeland, Mercy Me, e Hillsong United.


Petra Tribute: E,  do Petra, nos diga: qual é a sua canção preferida?
E, por quê?


Ronny Cates: Minhas canções favoritas são Prayer e We Hold Our Hearts Up to You. Ainda fico com lágrimas nos olhos quando eu ouço estas músicas.

 

Petra Tribute: Você ainda tem contato com os outros membros da Banda? Você tem saudade daquele tempo?

Ronny Cates: Eu não tenho falado com eles com muita freqüência. Eu costumava conversar com Bob de vez quando. Eu vi Bob e John Schlitt há alguns anos atrás, durante a turnê Farewell. Como disse, meu tempo com o Petra foi maravilhoso, e tenho boas lembranças.

Petra Tribute: Você soube algum detalhe sobre a notícia da reunião clássica do Petra (para 2010/2011)? E sobre a volta também da reunião da formação Farewell? Poderia dizer sua opinião sobre elas? E, uma curiosidade, por quê você não está na formação da Classic Petra?



Ronny Cates: Eu não sei nada sobre as reuniões. Eu ouvi sobre os trabalhos da Classic Petra a partir de um fã do Petra. Eu acho ótimo que os membros da banda daquela época estejam tocando juntos novamente.


Quanto a participar novamente de uma formação, eu escrevi uma carta para  o John Schlitt alguns anos atrás e falei sobre fazermos uma turnê novamente com os membros da época de Beyond Belief. Eu senti que seria ótimo para todos nós tocarmos juntos de novo. Ele nunca respondeu à minha carta.


Petra Tribute: Ronny, somos muito gratos a Deus por ter estado com este tempo com você! Muito obrigado, de coração, pela sua atenção conosco!! Que Deus sempre te abençõe, em tudo o que você fizer! Nós, fãs sul-americanos (especialmente do Brasil), amamos você! Sinta-se à vontade para deixar sua mensagem final:


Ronny Cates: A América do Sul, e o Brasil em especial, ocupam um lugar especial no meu coração. O tempo que passei aí foi incrível. Os fãs cristãos sul-americanos foram tão amáveis quanto encorajadores comigo. Eu oro a Deus para que derrame bênçãos sobre todos vocês! Até breve!


E atenção: se voce quiser conversar com ele, fique à vontade! Ele disse que ficaria muito feliz em conversar com vocês, e informou o seu endereço no Twitter, para que vocês possam enviar suas mensagens. E, olha, pessoal, ele responde mesmo (em inglês, é claro!).

Ronny Cates

Twitter ->  @ronnycates

Facebook -> http://www.facebook.com/home.php?#!/ronny.cates?ref=ts