John DeGroff

John De Groff  nasceu em 03 de Setembro de 1953 em Wauseon, Ohio.

John DeGroff

É um dos membros fundadores do Petra, juntamente com Bill Glover, Greg Houg e Bob Hartman. Foi o baixista nos dois primeiros álbuns da banda, antes de deixá-la em 1979.

Após a saída do Petra, tocou em várias bandas na região de Fort Wayne. Em 1987, ele se mudou para Nashville, Tenessee, e se dedicou à composição e outras atividades musicais, dentre elas alguns trabalhos de estúdio. Em 2003, gravou com o Cosmonaut BobFoi também nesse ano que DeGroff  se juntou a Hough  e Glover em um projeto chamado GHF.

John DeGroff

Em 2004, De Groff e Hough reencontraram Hartman no palco para uma reunião em Angola, no estado de Indiana (EUA), entre a primeira formação e a line-up daquele ano (Hartman, Schlitt, Bailey Simmons). Já em 2005, voltariam a se reunir, também com Bill Glover , para aquela que seria uma das últimas aparições do Petra nos Estados Unidos, por conta do anúncio do fim da banda e já próxima do final da turnê Farewell.

Gravou um novo álbum com a GHF, lançado em 2013, chamado GHF Volume 1. Também é jornalista free-lancer e tem escrito para várias revistas, jornais e sites especializados em música.

Tem dois filhos com a primeira esposa, Lynette, que se chamam Daniel e Sara. Em 2006, se casou novamente com Jennifer, e vive atualmente em Indiana, onde os dois são um casal bem ativo no ministério de música em sua igreja local.