Bob Hartman

Robert “Bob” Hartman nasceu em 26 de dezembro de 1949, em Lyon, New York.  É o fundador do Petra e, além de ser o guitarrista, é o principal compositor da banda, sendo que a maioria das canções da banda é de sua autoria. É o membro que está a mais tempo está com a banda. Pode se dizer, inclusive, que é o único integrante que jamais saiu da banda pois, apesar de ficar alguns anos atuando apenas nos bastidores, ele sempre esteve presente dirigindo o Petra.

Bob Hartman (1980´s)

Hartman, como um bom autodidata, aprendeu a tocar guitarra quando tinha 13 anos de idade, a partir de livros e de ver outras pessoas tocarem. Certa vez disse que uma de suas maiores influências foi Joe Walsh, membro, naquela época, do The James Gang.

Bob se converteu quando tinha 20 anos. Aos 21, entrou para a banda cristã Rapture com John DeGroff. Durante esse tempo, escreveu algumas das canções do primeiro álbum do Petra. Também estudou na Bowling Green State University, graduando-se em Psicologia.

Quando o Rapture acabou, DeGroff mudou-se para Fort Wayne, Indiana para participar do Centro de Formação Cristã (uma escola baseada em uma igreja de lá). Já Hartman foi tocar com o guitarrista Greg Hough e ambos se mudaram para Indiana para participar da mesma escola. Após encontrarem lá o baterista Bill Glover, eles formaram o Petra. Hartman se tornou o principal (e maior parte do tempo, o único) compositor da banda, escrevendo as letras e músicas para quase todas as canções do grupo.

Bob Hartman (2013)

Em 1995, sentiu que precisava de fazer uma pausa nas turnês, mas manteve-se como o líder da banda, compositor e produtor. Também continuou a tocar guitarra em todos os álbuns, apesar de não ser destaque nas imagens do álbum ou materiais promocionais dos três álbuns seguintes – obviamente, Petra Praise 2: We Need Jesus, God Fixation, e Double Take.

Em meio às lutas da banda durante o final dos anos 90, Hartman decidiu voltar oficialmente em 2001 para o lançamento do terceiro álbum de louvor da banda: Revival. Em 2005, depois de muito pensar e orar, decidiu aposentar a banda após 33 anos de ministério.

Porém, após esta “aposentadoria” do Petra, Hartman continuou a trabalhar com John Schlitt, numa dupla intitulada II Guys from Petra e então lançaram em 26 de janeiro de  2007 o álbum intitulado Vertical Expressions.

Em 2010, Hartman e outros membros da formação clássica do Petra, reunidos sob o nome de Classic Petra, lançaram um o álbum Back to the Rock.

Hartman é casado com Kim Whisonant. Eles têm um filho chamado Jeff. Bob gosta de jogar tênis, e também grava e produz música em seu home estúdio chamado House of Bob. Também faz guitarras, que podem ser adquiridas através de seu site.