O Projeto PetraTribute

Sou fã da banda Petra desde 1987, e como muitos de vocês, tenho histórias bem interessantes para contar, sejam elas de encorajamento através das músicas inspiradoras deles, sejam de shows nos quais estive presente, mas creio que a melhor experiência que tenho vivido com o Petra seja através deste site, onde posso dizer com todas as letras de que sou muito abençoado por Deus por fazer parte dele.

Menos de um mês após a banda ter anunciado sua “aposentadoria”, e ter feito sua turnê de despedida, Farewell, decidi criar um site, após ter pensado por um bom tempo como eu o faria. Iniciar um trabalho sobre a minha banda preferida não seria algo novo, pois já existiam sites muito bons sobre eles, sendo que o que eu mais visitava até então era o Petra Rocks My World, do americano Josh Renaud que, não nego, foi o que mais me inspirou.

Minha principal motivação, na época, foi criar um site onde pudéssemos ter o maior número de informações possível, em português, sobre a banda. Outro fator que pesou bastante foi o fato de não deixar o legado do Petra ficar esquecido, ainda que eles tivessem decidido parar. E, assim, em Janeiro/2006, após ter apresentado para a Sue Dempster a idéia do que iria fazer, iniciei o projeto, com o nome de Petra Right Place. E, a partir de então, o trabalho, felizmente, tem sido altamente recompensador.

No início, um grande amigo e igualmente fã, Abimael Cereda Junior, de São Carlos/SP, se juntou a mim nessa empreitada, e me ajudou a tornar o Petra Right Place não só mais conhecido, como também, em 2007, dar um upgrade ao visual do site. No mesmo ano, cobrimos o show do Petra em Buenos Aires. Foi muito gratificante para nós, na época ver o site sendo conhecido também na Argentina, onde pudemos encontrar pessoalmente os fãs já conhecíamos pela internet, além de termos feito novas amizades!

De Julho/2008 a Agosto/2009, tomamos a dura decisão de retirar o site do ar, e repensar o modelo do projeto. Foi, sem dúvida, um momento difícil para nós, mas Deus nos deu as estratégias certas, novos parceiros e, felizmente, pudemos retomá-lo. Como, em Janeiro/2009, havia estado com Ezequiel Franco, responsável pelo site mais visitado em língua hispânica, o Petra Mas Alla de la Fe, surgiu então a idéia de lançar um site único em português e espanhol, onde que pudéssemos alcançar também aos fãs da América Latina e onde mais se falasse o espanhol.

Foi então que, em Setembro/2009, retomei o trabalho com o site, que passou então a se chamar Petra Tribute. Mudei o layout, passei também a utilizar uma nova ferramenta de publicação e hoje, felizmente, já temos as três versões (português, espanhol e inglês) funcionando. Novos colaboradores do Brasil (Miriam Silveira e Renata Camore) e também da Argentina (Andres Aguilar) se juntaram ao projeto, tornando-o ainda melhor.

Mas, o que realmente têm sido realmente gratificante, ao longo desse tempo, é o fato de ter conhecido tantos fãs como eu, e de ter feito tantas amizades através deste site. Um presente dado por Deus, que com certeza agradeço sempre a Ele por ter recebido! Mais uma prova de que o Senhor também tem usado a banda para proporcionar comunhão!

“Friends are a gift from above…”
(Friends, Petra Praise I : The Rock Cries Out, 1989)

Um forte abraço a todos!

Marcelo Dutra