Voltar para 2010 a 2018

2017 – Back to the Rock 2

 

Back To The Rock II é um álbum de estúdio da banda CPR, formada por antigos integrantes do Petra (com exceção do guitarrista Kirk Henderson).

O álbum se trata de um projeto paralelo à discografia do supracitado grupo, mas, ao mesmo tempo, sendo uma continuação de seu disco homônimo, lançado em 2010.

As releituras ficaram boas, não se sabe por quais motivos Bob Hartman e Mark Kelly não participaram desse 2º projeto, eles poderiam ter participado em todo projeto ou em algumas músicas nas gravações de estúdio assim como fez Ronnie Cates, o álbum em si como diz próprio nome é um continuação do 1º Back To The Rock com o Petra Clássico, as músicas teriam outra “pegada” principalmente nas guitarras como foi No BTTR, Kirk fez um ótimo trabalho, manteve os arranjos e riffs originais em todas as músicas, mas tocou com sua personalidade, mas no geral acho que faltou um pouco mais de guitarras nas músicas, as releituras ficaram muito centradas nos teclados, algumas músicas mudaram em relação aos arranjos originais mas se mantiveram dentro dos “temas” originais no instrumental como por exemplo “  Hollow Eyes, Not Of This World, Beat The System” as músicas “Judas’ Kiss” e “All Over Me” a banda já vinham tocando durante a turnê do Back To The Rock 1, Judas’Kiss tinha um dueto de Solo entre Hartman e Lawry que eram excelentes, mas no geral deste álbum realmente senti a falta do Bob ele tem uma maneira característica e pessoal ao tocar as músicas do Petra.

Quanto ao nome CPR o fato se deve justamente por não ser a mesma formação clássica do Back To The Rock 1, inclusive a sigla CPR nos dá ideia de duas coisas.
1º CPR = Classic Petra Renewed (Petra Clássico Renovada)
2º Pela arte da capa e como foi feito a sigla CPR nos faz pensar no termo “inglês” pra CPR que é uma técnica médica para reanimar alguém cujo coração parou de bater pressionando o peito e respirando pela boca. CPR(em inglês)  é uma abreviatura de ressuscitação cardiopulmonar.

Tudo começou quando um amigo de Louie se aproximou dele um dia e disse: “Louie, eu acredito que Deus quer que vocês façam outro CD. Aqui está o dinheiro para você começar.” E começamos. Então, outra pessoa entrou para ajudar, depois outra … e aqui está, com o talento de nosso produtor, John Lawry. Depois de reescrever nove músicas clássicas de Petra e uma música de Aerosmith (que é um dos meus favoritos,), o álbum CPR finalmente chegou. Aprecie! conclui Greg X. Volz

De acordo com o vocalista Greg X. Volz, a produção do álbum fora incentivada e patrocinada por diversos admiradores que gostariam de ouvir releituras de outros sucessos do Petra, os quais não puderam entrar na gravação de Back  To The Rock.

CPR :
John Lawry – teclados e backing vocal
Greg X. Volz – vocal
Ronny Cates – baixo e backing vocal (gravação do álbum)
Louie Weaver – Bateria
Kirk Henderson – Guitarras e backing vocal

Músicos adicionais:
Ben Kaufman – primeiros violinos, segundos violinos e violas
Greg Bailey – violoncelos e violas
Cristian Borneo – Percussão
Chris Cook – Percussão
BrettVargason – Percussão

Detalhes de produção
Produzido por John Lawry& CPR Band
Projetado por John Lawry
Engenheiro assistente: Adam David Smith
Mixagem por John Jaszcz
Assistente de mixagem: John Lawry
Masterizado por Dan Shike
Orquestrações e arranjos de cordas por John Lawry
Bass tracking: Ronny Cates

A Banda:

GREG X. VOLZ:
Volz mostrou grandes habilidades em cantar desde uma idade muito precoce. Sendo um músico autodidata, quando tinha 13 anos, ele começou sua própria banda chamada The Wombats. Ao crescer, ele passou a compartilhar o palco com os gostos de Janis Joplin, Chicago e outros. Em 1970, ele se tornou um cristão nascido de novo e começou a tocar com várias bandas cristãs. Ele formou uma banda chamada Bíblia de Gideon, e mais tarde fez uma turnê com um grupo conhecido simplesmente como E Band, que era uma parte do Movimento de Jesus. As únicas gravações de estúdio de E podem ser encontradas no álbum musical rock 2LP Because I Am. Porque eu sou lançado em 1973. Depois de romper em 1975, Volz mudou-se para Springfield, Missouri, onde trabalhou com o lendário guitarrista Phil Keaggy. Ele também desempenhou o papel principal em um musical de palco chamado Ezekiel.

Em 1976, Volz recebeu duas das chamadas mais importantes de sua vida. Primeiro, ele foi oferecido a posição do vocalista da REO Speedwagon. Volz, sendo um cristão recentemente convertido, declinou. Seis semanas depois, ele recebeu o convite para participar do segundo álbum de Petra, Come and Join Us. Embora naquela época ele participasse como cantor convidado em apenas três músicas, o fundador / guitarrista Bob Hartman (que, na época, compartilhava as funções de canção principal com o co-fundador / guitarrista Greg Hough) ofereceu a Volz a posição de tempo integral .

Seu primeiro álbum em tempo integral com a banda, Washes Whiter Than, veio em 1979 e ali veio um dos períodos mais prolíficos da banda lendária. Volz permaneceu o vocalista até 1985, quando ele saiu para seguir uma carreira solo. Volz lançou seu primeiro esforço solo, intitulado The River is Rising em 1986, sob Myrrh Records. Ele o seguiu com outros três álbuns moderadamente bem-sucedidos. Durante esse período, ele também fez uma turnê com Joe English em uma banda chamada Pieces of Eight. As turnês de Volz apresentaram atraíram de 1.000 a 1.500 pessoas durante este período – um número muito respeitável para um artista cristão contemporâneo, mas não perto do nível que ele experimentou no final de seu mandato com Petra.

Em 4 de outubro de 2005, ele se juntou ao Petra para a gravação ao vivo de seu último DVD, Petra Farewell. Ele juntou-se ao palco com o atual cantor John Schlitt para uma mistura de baladas, e ele o seguiu com uma interpretação solo de “Grave Robber”, que foi um de seus hits na banda.

Em 2010, liderou a renovação dos clássicos membros da Petra no início dos anos 80. O clássico Petra nasceu. Greg X. Volz, John Lawry, Louie Weaver, Mark Kelly e Bob Hartman levaram a banda em uma turnê mundial de 2 anos com novas gravações das músicas clássicas.
Em 2016, Greg, Loiue e John Lawry concordaram em gravar outro álbum de músicas clássicas do Petra e recrutar o talento do ex-membro do Petra Ronny Cates, e do ex-membro do Pieces of Eight, Kirk Henderson. Greg Bailey, outro ex-membro do Petra foi convidado para tocar baixo na turnê 2018-2019.

JOHN LAWRY
John nasceu no Japão e adotou-se em uma idade jovem. Ele cresceu em Michigan e esteve envolvido na banda do ensino médio, onde toca trompete, barítono e eufônio.
Com vinte e poucos anos, John começou a estudar e ler a Bíblia e deu seu coração ao Senhor. Ao perseguir a Deus, as portas da oportunidade se abriram para ele.

John acabou indo para o Mott College em Flint, Michigan, estudando eletrônica em um extenso programa de estudo. Depois de completar o grosseiro e obter uma certificação internacional de eletrônicos, ele voltou à escola em especialização em música clássica e piano de jazz. Ele também estudou teoria e composição musical. Ele foi o primeiro beneficiário do fundo de bolsas  do John R. Nelson Jazz no Mott College. Durante seu tempo no Mott Community College, ele tocou em uma grande banda de jazz de 26 peças e também com um pequeno septeto de jazz. Ele dá ao Mott Community College o crédito por ajudá-lo a obter as ferramentas que ele precisava para sobreviver na indústria da música.

Durante o mesmo período, ele também tocou profissionalmente e começou a gravar trabalhos secundários em comerciais de rádio e pequenos projetos de gravação. Um desses projetos acabou por trazê-lo para Nashville, Tennessee, onde uma gravadora contatou-o para gravar em seu projeto.

John foi para Nashville para gravar o selo e a primeira pessoa que conheceu foi Joe English (ex-baterista de Paul McCartney e Wings). Em 1980, ele se juntou à Joe English Band e gravou vários álbuns com eles, que incluíram projetos de redação e co-produção. Ele também gravou com a banda Forerunner, onde compartilhou créditos como compositor, vocalista e produtor junto com o tecladista.

Ele conheceu o fundador e guitarrista do Petra Bob Hartman e Greg Volz durante o início da Joe English Band. Ele ingressou oficialmente no Petra durante a gravação no projeto “Beat the System”.

Em 2010, John se juntou a Greg X Volz e Bob Hartman, Mark Kelly e Louie Weaver para gravar e produzir o projeto Classic Petra para a banda. Ele continuou a produzindo mesrado e engenharia em seu próprio estúdio, John Lawry Productions.

Em novembro de 2016, John concordou em produzir um novo álbum clássico de Petra CPR: Back to The Rock II, com Greg X Volz e Louie Weaver.
John é um ministro da música centrado em Cristo, cheio de espírito, que dá a Deus toda a glória e louvor por qualquer sucesso que tenha tido em sua vida.

LOIUE WEAVER
Louie Weaver nasceu A. Louis Weaver III em 13 de julho de 1951 em Nashville, Tennessee, para Louis e Marie Weaver. Durante o ensino médio, ele fazia parte de uma banda de jazz. Depois de se formar em 1969, frequentou Trevecca Nazarene College, onde obteve um Bacharelado em Artes de percussão.
Após a faculdade, Louie começou a trabalhar como músico de sessão e passou a trabalhar com vários artistas conhecidos.

Em 1981, ele se juntou ao Petra tornando-se um marco da banda com sua marca registrada de bateria e estilo. Louie era uma parte essencial do Petra durante seus anos de pico no final dos anos 80 e início dos anos 90. Ele também foi eleito “baterista favorito” pelos leitores da revista CCM por cinco anos consecutivos (1989-1993). Louie, também produziu um video de instrutivo de bateria solo, intitulado “Back to the Basics”, em 1992. Durante esses anos com Louie como baterista, Petra foi uma das bandas de rock cristãs mais populares do mundo vendendo quase 10 milhões de álbuns, sendo nomeado para 13 Grammy Awards , vencendo quatro e ganhando 10 Dove Awards. Petra conhecida como pioneira no rock cristão foi a primeira banda de rock induzida no Gospel Music Hall of Fame e a primeira banda cristã, cujas recordações foram incluídas na cadeia de restaurantes do Hard Rock Cafe. Louie sendo o mais antigo membro da banda Petra, tendo passado 22 anos com a banda, foi o rosto mais reconhecido do Petra.

Em 2010, Louie se reuniu com ex-membros do Petra para ser co-fundador do grupo Classic Petra. Classic Petra visitou a América do Norte e a Europa de 2010 a 2012. Atualmente, Louie juntou-se a 4 membros anteriores do Petra para formar a CPR.
Os endorses incluem pratos Heartbeat, baquetas Vater, baterias DW e peles Remo.

RONNY CATES
Ronny Cates era o baixista da banda de rock cristã CPR, ele gravou todas as faixas para o álbum desse projeto. Mas por motivos que não foram esclarecidos pela banda, Ronny acabou contribuindo seu talento apenas nas gravações e não saiu para turnê do álbum. Anteriormente, como membro do Petra, Ronny recebeu três Grammy Awards e nove Dove Awards, além de ser induzido no Gospel Music Hall of Fame. Durante seu mandato com Petra, ele foi premiado com “Baixista favorito” por cinco anos consecutivos por uma importante publicação de música cristã. Ronny também teve sucesso como compositor, produtor e engenheiro de estúdio. A CPR lançou seu primeiro projeto de gravação em 2017 com as datas de turnê internacionais subseqüentes planejadas. Ronny tem três filhos adultos que moram no Tennessee. Além de tocar baixo para CPR na gravação do álbum, Ronny é um ministro e diretor técnico da Broadmoor Baptist Church em Shreveport, Los Angeles.

KIRK HENDERSON
Kirk começou a tocar música logo após o ensino médio. Ele foi levado a Jesus por um bom amigo e grande guitarrista, Ty Tabor. Ele mudou-se para Springfield, Missouri, para tocar em uma banda com ele em 1980. Aconteceu que ele conheceu Greg X Volz enquanto morava lá, como ele era um amigo dos caras da banda de Kirk. Avançando para 1986, quando Greg rastreou Kirk no Mississippi para pedir que ele fosse parte de sua nova banda solo, Pieces of Eight. Ele ficou entusiasmado por se reconectar com Greg depois de sua partida do Petra e ser parte desse novo empreendimento, então Kirk mudou-se para Nashville, Tennessee, em fevereiro de 1986, e eles gravaram “River is Rising” (1º álbum solo do Greg X. Volz)

Kirk começou a frequentar a igreja de Greg, Bethel Chapel, e foi lá que conheceu sua esposa Lesley. Lesley realmente trabalhou para Greg, então eles passaram muito tempo juntos. Kirk e Leslie se casaram dez meses depois e começaram a trabalhar para o pai de Leslie, Pastor Ray McCollum, servindo como pastores de jovens em sua igreja.

Kirk finalmente entrou no ministério pastoral em tempo integral em Bethel em 1988. Ele dividiu seu tempo servindo em Bethel, fazendo trabalho de guitarra de estúdio e tocando guitarra para Greg, mas também artistas como Steve Green, Paul Smith e Israel Houghton. Em 1995, ele era o Pastor de Adoração em Bethel e, eventualmente, foi enviado para plantar igrejas em Auckland, Nova Zelândia e Melbourne, Austrália, pastoreando equipes de adoração e alcançando estudantes chineses e indonésios para Cristo.

Foi em 2001 que o ministério do culto trouxe Kirk para Mandeville, Louisiana, na Igreja do Rei. Depois de muitos anos de ministério frutífero lá, Kirk voltou para a escola, formando-se com um mestrado em Aconselhamento. Em 2017, ele decidiu deixar o emprego com a igreja e abrir um consultório particular como conselheiro. Enquanto ele é grato pelos anos de ministério de adoração na Igreja do Rei, ele está tão animado para servir e ministrar nesta nova temporada com CPR. Kirk sente-se tão privilegiado por estar com esses homens talentosos e dotados. “O melhor está por vir!”

Fato curioso: Kirk Henderson fez a lista dos 100 melhores guitarristas cristãos de todos os tempos em 2016

GREG BAILEY
Depois de tocar na orquestra, banda de jazz e várias bandas de rock, enquanto se formou em Engenharia Elétrica pela Grove City College, na Pensilvânia, Greg mudou-se para Nashville em 1995 para seguir sua carreira musical. Ele gravou e tocou com vários artistas locais até 1998, quando se juntou à banda de hard rock Stir e excursionou pelos EUA e no exterior para apoiar seu lançamento, Broken Tongues na Kalubone Records. Em 1999, ele excursionou com Michael English, tocando em uma variedade de locais, e em 2000, ele tocou violoncelo em turnê com Sixpence None the Richer, enquanto eles desfrutavam de seu sucesso com o hit single Kiss Me. Desde o início de 2001 até o final de 2003, ele excursionou pelo país e no exterior, tocando guitarra e violoncelo com o artista solo Devin Webb, também gravando o último álbum de Devin, Fly at Dark Horse Studios, em Franklin, TN. No final de 2001, Greg se juntou ao veterano grupo de rock cristão Petra, eventualmente gravando e escrevendo algumas das músicas de seu último álbum de estúdio, Jekyll and Hyde. Em 2005, Petra lançou seu álbum ao vivo Farewell, que Greg gravou com eles em Franklin, Tennessee.

Petra tentou “se aposentar” depois de lançar Farewell, mas Greg ainda tocava alguns shows com eles a cada ano. Enquanto isso, nos dez anos seguintes, Greg trabalhou como engenheiro de mídia para uma igreja em Franklin. Greg foi o regente das “cordas” na gravação do CD/DVD do Classic Petra “Back To The Rock Live” de 2011.  Mais recentemente, ele trabalhou como engenheiro de áudio em um estúdio local. Em 2017, John Lawry pediu-lhe para gravar o violoncelo em um novo projeto que ele estava projetando para uma banda chamada CPR, e em 2018, a banda pediu a ele para se juntar como um membro permanente.

PAUL CARSON

Paul Carson cresceu em Memphis, TN, e mudou-se até se estabelecer em Springfield, MO, onde agora reside. Um interesse precoce pela música o levou a estudar trompete e trombone na escola, mas seu momento de clareza veio em seu primeiro show no Petra em 1982, onde ele disse que “o interruptor foi ligado”. Naquele momento, ele disse que sabia exatamente que esse era seu propósito na vida. Depois de pegar o violão, ele começou imediatamente a tocar em bandas e em sua equipe de louvor na igreja. Ele também explorou a escrita, acrescentando ao repertório de adoração de sua igreja e tocando em outros vários projetos musicais.

Sua primeira grande oportunidade veio quando ele foi recrutado por Mike Schmitz (escritor dos álbuns solo de Greg X. Volz) e Jonathan David Brown (produtor dos álbuns do Petra da era Volz) para trabalhar em um novo projeto original, além de trabalhar em estúdio para alguns dos outros projetos de Brown. Logo depois, no entanto, ele sentiu que Deus o estava levando a colocar a música em espera e se concentrar em criar seus filhos pequenos.

Por sorte, em 2013, Paul e sua filha, Casandra, formaram uma banda para tocar músicas que estavam escrevendo juntos. Eles chamaram a banda de Paralandra (baseado no livro de CS Lewis) e começaram a gravar músicas e fazer turnês pelo país. Eles rapidamente ganharam força e começaram a tocar em nível nacional, e estão em ascensão desde o lançamento de seu álbum de 2021, Street Magic, produzido pelo produtor multiplatinado Elvis Baskette.

Paul se juntou ao Classic Petra Resurrection como guitarrista principal na primavera de 2022, depois que Kirk Henderson decidiu mudar seu ministério para escrever e aconselhar em tempo integral. Paul é próximo da família Volz há 20 anos e tocou ao vivo no palco com Greg X Volz em 2013 para um show especial com músicas dos álbuns solo de Greg.

 

CPR :
John Lawry – teclados e backing vocal
Greg X. Volz – vocal
Greg Bailey – baixo e backing vocal (se juntou a banda para turnê do álbum  em 2018)
Louie Weaver – Bateria
Paul Carson – Guitarras e backing vocal (se juntou a banda na primavera de 2022)

 

 

 

 

|Gravadora: Lamont Records |