Voltar para 2010 a 2018

2010 – Back to the Rock

Em 2005, depois de 33 anos na indústria da música cristã, a banda anunciou sua aposentadoria com uma “turnê de despedida”. Ao longo dos próximos anos, encarnações do PETRA se reuniam para realizar shows da reunião.

No início de 2010, ex-membros do PETRA concordaram em se reunir para gravar um novo álbum “Back to the rock” com uma turnê mundial subseqüente.

Greg: recebi um telefonema de uma promoção, e ele me pediu para montar uma banda e sair com Whiteheart 20 datas no outono. Eles iam ficar juntos
Eles iam ficar juntos de volta e fazer uma coisinha de reunião e eu tinha uma banda chamada Victor em Atlanta que ficaria feliz em sair. Eu já tinha aprendido muito das minhas coisas.
Mas, por alguma estranha razão, e eu não posso explicar por que, quando ele disse isso, eu disse bem, sim eu posso fazer isso, mas.
Porque não basta ter o PETRA e ir com eles. E então ele disse bem você pode fazer isso?
Eu disse que eu não sei, vou ligar para o meu antigo parceiro e vou perguntar a ele. Então eu liguei para Bob e eu disse: Bob eu tenho esse promotor…, e ele disse: bem, eu preciso falar com John, mas sim,
Acho que podemos fazer isso. E sobre os outros caras? Então eu chamei John Lawry, John disse que sim, eu faria isso por 20 datas. E eu liguei e Loiue disse que sim;
Eu posso fazer isso por 20 datas. E assim todos disseram que sim. Bem, então, do nada duas semanas depois, eu recebo o facebook do nosso velho gerente de turnê, Michael Nachtigal, e ele tinha acabado, não tinha falado com ele em 25 anos, e ele tinha acabado de se mudar da Califórnia de volta para Nashville, surpresa, e ele deixou seu número de telefone. Eu chamo-o e ele disse, bem que você está fazendo.
Eu disse bem, você sabe Michael, isso é estranho, Parece que as bandas antigas estão voltando a ficar juntos e ele disse: que estou em tal e qual e com seus contatos e coisas…
A coisa começou a tomar forma e um milagre, eu quero dizer, literalmente, um milagre após o outro começou a tomar lugar. Você não podia…não há nenhuma maneira, exceto o Senhor.
Bob: ter toda essa coisa de círculo completo, agora, voltar 25 anos após isso, você sabe, grupo de caras finalizaram e atuaram juntos e fazendo isto novamente, essas coisas não acontecem muito.

John Lawry: é como se fosse um choque, sabe, ir um círculo completo, porque você sabe, faz sentido em 94 que estive em uma banda e razão era sair da estrada e para produzir gravações e criar a minha família.
Eu tive um longo prazo, ótimo relacionamento com Greg e Bob e os caras… e então eu estive em contato. E nós somos amigos, mas todos fazemos coisas diferentes.

Greg: e quando chegamos juntos e começamos ensaiando no estúdio de John Lawry, era como se houvesse este sentimento lá foi um sentimento que era apenas, como, se era alegria, quero dizer, se posso dizer isso. Aquilo é o que torna isto tão especial sobre esta reunião. Porque eu tenho que dizer que eu nunca terminei minha comissão com PETRA.
Eu nunca fiz. E eu sou muito grato a Deus para ter a chance de conseguir. De volta com esses caras que eu tenho grande respeito por… e eu os amo muito.

Loiue: é mais significante e a coisa mais emocionante que tinha acontecido comigo em 10 anos, pelo menos e voltar ao palco com o Greg cantando, eu pensei que eu perdi a amizade dele, eu pensei,
por anos nós não, é apenas a coisa mais excitante que aconteceu comigo. Desde que eu comecei no PETRA.

Bob: posso dizer, onde estamos agora. Que cada um de nós, cada um de nós, no PETRA clássico, seria capaz de dar-lhe uma história.  Sobre como esta é uma 2ªchance e Deus é o Deus de uma 2ª chance.

Mark Kelly: primeira conversa que tive com Bob era chegou a um ponto em minha vida quando eu percebi que era um roer, dores de consciência, uma sensação dolorosa em meu espírito que eu sabia que eu tinha dado o meu direito de primogenitura. Quando deixei a banda e… eu senti como eu virei as costas para Deus. Mas eu sei que, mais uma vez, este é o lugar onde eu deveria estar. É um milagre, é uma 2ª chance.

A formação clássica apresenta BOB HARTMAN nas guitarras, GREG X. VOLZ nos vocais, MARK KELLY no baixo, LOIUE WEAVER na bateria e JOHN LAWRY nos teclados.
 
Back To The Rock é o 22º álbum de estúdio da banda Petra, lançado em novembro de 2010 e que marca o retorno da banda com a formação clássica dos anos. O repertório é composto por uma releitura de 10 sucessos da fase oitentista do Petra mais duas canções inéditas.
As musicas regravadas ganharam uma roupagem nova, pois foram gravadas com toda tecnologia atual, houve pequenas alterações em relação aos arranjos originais gravada nas músicas anos 80, mas nada que comprometeu o arranjo original pelo contrário ficou melhor e também é uma chance de ouvir as performances de Loiue e John Lawry  nas faixas que originalmente não foram gravadas por eles nos álbuns “Never Say Die (81) More Power To Ya (82), Not Of This World (83)” com exceção do Loiue que gravou More Power To Ya os demais álbuns foram gravados originalmente pelo baterista de estúdio “Keith Edwards”, os teclados nesses álbuns foram gravados por “John Slick”, já que Lawry se juntou a banda apenas em 1984 na turnê do álbum  Not Of This Word.

A faixa título do álbum  foi uma regravação da faixa “The Rock” gravada no álbum solo do Greg X. Volz  em 2009 chamado “God Only Knows”. Que a banda fez uma releitura dessa canção deixando mais com a cara do Petra Clássico além de mudar o nome da música, a única faixa inédita nesse álbum é a “Too Big To Fail” que seria a única composição nova do Petra desde 2003 quando lançaram o álbum Jekyll & Hyde.

Dando início a sua turnê, a banda realizou um concerto em novembro de 2010 no auditório  Trinity Music City em Nashville, TN.
Fãs animados de toda a área se reuniram para ver e ouvir o PETRA CLÁSSICO.
Deste concerto saiu uma versão ao vivo (Back to the Rock Live) lançada em 2011 em CD e DVD duplo.

Petra – Back To The Rock  – Design

Este é o primeiro desenho publicado para a capa. A capa final é apenas ligeiramente diferente. Mais aparentes são as arestas do lado direito da montanha e a mudança de posição do pé esquerdo da pequena pessoa. Existem também alguns ajustes de cores. Além de ter um visual muito legal ainda trouxe o antigo logo que a banda usava nos anos 80, a arte da capa nos lembra um pouco das antigas capas dos álbuns de 1981-1986 mas sem as guitarras voadoras.

A primeira impressão consiste em 5.000 exemplares. Os primeiros 1.000 deles foram assinados e vendidos no show de gravação do DVD em 20 de novembro de 2010 em Nashville, TN. As 4.000 cópias restantes estavam à venda em classicpetramerch.com e petramerchandise.com.

Foi anunciado que as primeiras 1.000 cópias desta primeira edição limitada seriam assinadas. Todas as cópias autografadas foram vendidas no show de gravação do DVD em 20 de novembro de 2010. Alguns encartes assinados foram enviados para aqueles que não puderam assistir ao show e estavam esperando os primeiros 1.000 pedidos do site a serem assinados. Esta é uma daquelas inserções.
A edição de varejo do CD foi lançada em 25 de janeiro de 2011 e é distribuída pela P-ID Blue (um rótulo da Provident-Integrity Distribution).

No Brasil, Back to the Rock foi lançado apenas em abril de 2011

Classic Petra:
Bob Hartman – Guitarras e backing vocal
Greg X. Volz – vocais principais
John Lawry – Teclados e backing vocal
Louie Weaver – Bateria
Mark Kelly – Baixo e backing vocal

Detalhes de produção:
Produzido por John Lawry e Petra
Engenheiro de rastreamento: John Lawry
Engenheiro de mixagem: John Jaszcz
Engenheiro de rastreamento (sessões de cordas): Bobby Shin
Strings: Seção de Strings de Nashville
Arranjos de cordas: Steve W. Maudlin, David Davidson, John Lawry
Percussão: BrettVargason
Masterização: GeoffPesche, Abbey Road, Londres, Inglaterra
| Gravadora: Sony Music |